CURSO ON-LINE LEAN STRATEGIC SOURCING
Público alvo: Gerentes, coordenadores, supervisores e analistas das áreas de sourcing, compras, logística e suprimentos.
Objetivo: Este curso servirá como um guia prático para implantação da metodologia de Strategic Sourcing em todos os segmentos de negócio. As táticas de identificação de oportunidades, eficiências e sinergias para otimizar os custos e investimentos, serão as mais modernas, com cases reais utilizando o conceito Lean Supply Chain Management. A proposta é prepará-lo para que aumente o valor para seus clientes, impactando diretamente os resultados de sua empresa.
Abordagem do Programa:
- O que é Strategic Sourcing
-
Definição de Compras Estratégicas
-
Evolução da estratégia de Compras
-
Contexto estratégico: onde focamos nosso tempo, pessoas e processo?
-
O que devemos possuir nas organizações para aplicar Strategic Sourcing?
-
Entendendo a base de spend e investigando o spend não necessário
-
Parcerias (impactando o comportamento nas pontas)
-
-
Onde aplicar Strategic Sourcing
- Sourcing fazendo real impacto estratégico nas cias
-
Expectativas da alta direção (ROI / EBITDA)
-
Visão da alta direção
-
Mudanças em Compras
- Gerenciamento e análise da demanda
-
Forecast e Risco: S&OP suportando as iniciativas de Sourcing
- Organização do processo de Strategic Sourcing
-
Ferramentas para elaborar a estratégia
-
Organização e suporte interno
-
Análise da base de fornecedores
-
Graduação dos fornecedores
-
Relacionamento com Fornecedores
-
Avaliação de fornecedores
-
Qualificação e seleção dos fornecedores
-
-
Categorização e gerenciamento das categorias
-
Regras dos BID`s
-
Cost drivers
- Os passos de Strategic Sourcing
-
Entendendo passo a passo o processo
-
Análise das categorias
-
Soucing: uma ferramenta estratégica de “fazer ou comprar”?
-
TCO
- Como fazer na minha empresa?
-
Como elaborar a estratégia
-
Separação por categorias
-
Portfólio de Kraljic
-
Definição de prioridades
-
Processos de compra e os quadrantes
-
Organização por “ondas”
-
Estratégia em uma única página & Cliente Interno
-
Governança
- Alternativas de estratégia de compra
- Gerenciamento da Mudança
- Matriz RACI
- Definição de indicadores
- Medição e melhoria contínua
- Exercícios práticos e discussão de cases.
Carga Horária total: 08 horas. Dividos em 04 noites das 19h às 21h ao vivo. (As aulas não ficam gravadas)
Informações sobre filiação: https://www.cbec.org.br/associa-se
Inscrição: https://forms.gle/r2BPp1H9D4hSsxFq5
Forma de pagamento:
-
À vista (no dia da insrição) 5% de desconto através de transferência bancária ou PIX
-
Cartão de crédito através do Pagseguro ou PayPal (parcelamento em até 10x sem juros)
-
Faturado com NF 10ddl para pagamento através de transferência bancária ou boleto (opção somente para empresas)